Blog Dicas de Web Design

Realidade Virtual e Web Design

Realidade Virtual e Web Design

Com o rápido avanço tecnológico dos últimos anos, o que parecia ser um sonho distante está a cada dia mais próximo de tornar realidade e chegar nas mãos da massa. O dispositivo de realidade virtual Oculus Rift está previsto para ser lançado ano que vem (2015) para consumidores de todo mundo. A maioria das pessoas não sabem, mas o Facebook comprou a OculusVR no começo do ano por 2 bilhões de doláres. Essa é a primeira vez que o Facebook compra uma empresa de hardware. Mark Zuckeberg, fundador do FB, diz que essa tecnologia vai mudar o jeito com que as pessoas interagem uns com as outras e eu tenho certeza que isso também mudará a forma com que as pessoas acessam conteúdo na internet.

Além do Oculus Rift, existem outros produtos similares como o Project Morpheus da Sony, o Durovis Dive, que utiliza o seu smartphone como uma tela e recentemente o Google também mostrou interesse nessa nova mídia, lançando o Google Carboard, um projeto que você pode montar seu próprio dispositivo de realidade virtual em casa. O Google disponibilizou gratuitamente o projeto, caso tenha interesse,clique na imagem abaixo.

google carboard

Se você ainda não sabe o que é realidade virtual e como funciona, hoje é praticamente como se você estivesse usando uma mascara de mergulhador e dentro dessa mascará existe uma tela LCD de alta resolução e uma lente esférica que ajusta a imagem para tomar todo o seu campo de visão. Além de você se sentir dentro da imagem sendo projetada, tudo é em 3D e você também  pode visualizar ao seu redor como se realmente estivesse em um ambiente.

As gigantes da internet obviamente estão interessadas nessa técnologia, o que significa que para nós web designers, as coisas vão ficar bem mais complicadas. A barreira entre você e a tela irá desaparecer e você navegará a internet como se realmente estivesse indo a algum lugar. Que tal olhar dentro de um carro antes de ir a concessionária, assistir aulas na sua sala, visitar lugares distantes sem sair de casa, fazer compras dentro de uma loja realmente virtual? Essas são algumas das milhares de posibilidades que a realidade virtual trará à internet e nós web designers precisamos estar atentos a essas mudanças e começarmos a pensar em como vamos resolver os problemas que virão.

Meu Google Cardboard

meu google carboard

Veja abaixo um vídeo do comediante americano Dave Chappelle, sobre como seria a internet na vida real (não achei legendado, sorry!).

 

O que vocês acham, realidade virtual realmente vai ser algo que as pessoas vão querer utilizar ou é apenas uma modinha atual? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Posts Relacionados

  • Como detectar se o dispositivo é móvel (portátil) ou não utilizando PHP

    Se você está desenvolvendo um website responsivo ou um website que terá um template que funcionará com dispositivos móveis, em algum momento você vai precisar detectar se o site esta sendo acessado por um computador normal, ou um dispositivo portátil. Claro que você pode fazer a maioria das funções utilizando apenas Media Queries no CSS, mas caso queira carregar scripts apenas se o dispositivo for ou não móvel, vai precisar de uma outra forma de detectar isso, saiba como.

  • Flat design, parallax scrolling e design móvel responsivo. Previsões para o web design moderno

    A indústria de web design e design gráfico está em rápida expansão, no entanto, a cada ano que passa, novas surpresas surgem nas técnicas de desenvolvimento. Embora, temos observado muitas tendências desaparecer e re-surgir nos últimos anos, podemos fazer algumas previsões sobre tendências modernas de web design que eventualmente vão capturar a indústria do design no futuro.

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES