Blog Dicas de Web Design

Como redirecionar domínio

Como redirecionar seu website para um novo domínio mantendo o ranking de suas URLs

No momento em que você decide mudar de domínio, seja por questões estratégicas, mudança de marca ou simplesmente porque encontrou um nome mais interessante para o tipo de conteúdo que você publica, é muito importante pensar em como você irá redirecionar as pessoas do seu site antigo para o novo site.

Cada URL do seu site possui um ranking de acordo com a relevancia do conteúdo naquela página. Se no seu site atual você vende muito um determinado produto, ou você tem um post no seu blog que te dá milhares de acessos, é importante redirecionar esse trafêgo para o novo site para que não haja uma queda em seus rendimentos.

Se o site no novo domínio for o mesmo que o antigo, mantendo toda a estrutura de links, existe uma forma simples de fazer esse redirecionamento, e ao mesmo tempo, falar para os motores de busca (Google, Bing, Yahoo!) que você mudou de domínio, mantendo o ranking de cada URL. Veja os exemplos abaixo:

Ex.: http://site-antigo.com.br/produtos/oculos.html > http://site-novo.com.br/produtos/oculos.html
       http://blog-antigo.com/eclipse-solar-2014/ > http://blog-novo.com/eclipse-solar-2014/

A forma recomendada de redirecionar é utilizando o 301 Redirect, que diz aos motores de busca que a pagina X agora é a página Y. Os motores de busca comparam o conteúdo de uma página com a outra para certificar se realmente essas páginas possuem a mesma informação. Se por acaso você quiser burlar ele para redirecionar para uma outra página totalmente diferente, você poderá perder seu ranking na URL antiga e na nova.

Existe um redirecionamento que você pode fazer no painel de controle de sua hospedagem que redireciona todas as páginas do site antigo para a página principal do novo site. Essa forma pode parecer útil e muitas pessoas a utilizam, mas para o usuário navegando, isso costuma ser um incomodo e pode leva-lo a sair do seu site e procurar a informação/produto em outro lugar.

Caso você seja um desenvolvedor ou web designer, você poderá utilizar o seguinte código no seu arquivo .htacess no site antigo para redirecionar-lo para o novo domínio, matendo a estrutura de links:

  1. # Redirecionar site para novo domínio
  2. RewriteEngine On
  3. #Regra de redirecionamento
  4. RewriteRule ^(.*)$ http://site-novo.com.br/$1 [R=301,L]

Se a estrutura do seu site mudou completamente, o processo fica um pouco mais complicado, pois terá que criar diversas regras de redirecionamento ou uma para cada URL do seu site. Sendo esse o caso e você não tem como redirecionar todas suas URLs, pelo menos redirecione as mais importantes com o seguinte código no arquivo .htacess:

*A regra abaixo esta sendo utilizada neste site, pois fiz um upgrade no meu CMS e mudei um pouco a estrutura de navegação e também recadastrei esse post bem depois de muitos outros, por isso a diferença nos números de referência do artigo(53 - 71).

  1. RewriteEngine On
  2. Redirect 301 /blog/53-como-postar-imagens-no-facebook-sem-perder-a-qualidade.html /blog/redes-sociais/71-como-postar-imagens-no-facebook-sem-perder-a-qualidade

ou em um caso mais complexo que o meu:

  1. RewriteEngine On
  2. Redirect 301 /produtos/oculos-de-sol.html /produtos/categoria/oculos/oculos-de-sol

*Entre um caminho e outro tem apenas um espaço.

O Google recomenda que você mantenha o domínio antigo por 180 dias para que todas suas URLs possam ser redirecionadas e indexadas por ele. Faça testes antes de efetuar as mudanças finais e sempre tenha uma cópia de qualquer arquivo que for editar, especialmente o .htacess.

Qualquer dúvida sobre como redirecionar seu website antigo para um novo domínio, ou se você tiver uma dica para completar o post, deixe-as nos comentários abaixo.

Posts Relacionados

  • Sites otimizados para smartphones e tablets. O que é um site responsivo?

    Muitos dispositivos habilitados para navegar na internet exibem o site completo em sua pequena tela. Usuários dão zoom e voltam para ler partes do site. Embora essa seja uma solução impressionante do ponto de vista dos fabricantes, para os clientes pode ser uma experiência frustrante. Hoje é possível resolver estas questões de interface facilmente graças aos avanços na área de web design. Enquanto, no passado, era necessário ter uma versão móvel do site, agora é fácil manter um site que serve a todos os dispositivos. A solução é um site responsivo.

  • Como habilitar Box Sizing no Internet Explorer 7 e abaixo

    Box Sizing com a opção border- box, permite-nos manter a largura e altura de um elemento, independentemente do tamanho do preenchimento e espessura de borda. Isso faz com que a medição e definição de tamanho de um elemento seja mais fácil. No entanto, CSS3 Box Sizing não funciona no Internet Explorer 7 ( IE7) e versões anteriores. Se o seu site deve suportar o IE7 (por qualquer motivo) e ao mesmo tempo preservar CSS3 Box Sizing, você pode utilizar o seguinte truque.

© 2017 iDesigns Studio. Todos Direitos Reservados.
Design Gráfico e Web Design - Centro, Vitória, ES